domingo, 2 de março de 2008

Planejamento para primeira semana , educação infantil

Projeto Período de AdaptaçãoConsiderando a importância do período de adaptação da criança a escola, sobretudo a criança pequena que freqüenta a escola pela primeira vez, ou aquela que terá um novo nível de escolaridade, o professor tem que ser facilitador neste processo, de forma lúdica, atrativa, segura, prazerosa, dando inicio ao processo de ensino-aprendizagem.As atividades planejadas devem favorecer as crianças na expressão de seus sentimentos, reações afetivas, psicomotoras, culturais e sociais.Não e suficiente que a sala de aula seja atrativa que o professor solucione rapidamente as reações de choro ou outras reações que mostram a inadaptação da criança; é preciso que essas reações sejam explicitadas e atendidas no processo de trabalho pedagógico.Através de um conjunto de "Conteúdos significativos" o professor trabalhará com a criança a sua inadaptação ao novo ambiente, ajudando-a na formação de seu auto-conceito, na sua interação ao grupo, preparando-a assim, para as aprendizagens mais sistemáticas.2. Objetivos2.1. GeralDesenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo as crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização.2.2. Específicos" Levantar dificuldades individuais;" Favorecer o conhecimento do ambiente escolar;" Identificar as diferenças na adaptação;" Explorar brincadeiras variadas;" Trabalhar a integração ao grupo;" Observar as reações e comportamentos.3. DesenvolvimentoO Professor trabalhará com temas que versarão sobre:1. Quem sou eu?" Do que eu gosto?" Do que eu não gosto?" De onde venho?" Com quem eu moro?" Onde estou?" Com quem estou?

2. O que já sei?" A escola é um lugar onde posso conhecer outras pessoas e aprender.3. Posso saber mais..." Conviver com as pessoas;" Seguir rotinas;" Divertir e fazer amigos;" O nome da escola e das pessoas.4. Gosto muito de desafios!" Conhecer e saber localizar-se nos diversos ambientes a escola;" Aprender o nome dos colegas e do professor(a);" Usar adequadamente os materiais;" Seguir os combinados da turma.Cada série pré-escolar terá atividades próprias a idade da criança, respeitando suas características e o seu modo de aprender.O professor usará da criatividade em sala e em outros ambientes da escola, de acordo com o método e técnicas escolhidas para facilitar a adaptação da criança e a sua aprendizagem.As atividades planejadas para o período de adaptação da criança, deverão ser integradas a outras atividades que objetivam as aprendizagens mais sistemáticas.4. AvaliaçãoO professor no decorrer das atividades deve estar atento a:" Observar e registrar o comportamento/reação da criança ao realizar ou não a atividade;" Observar os progressos e as dificuldades da criança no decorrer do período; as mudanças positivas apresentadas e como as crianças aprendem.O coordenador pedagógico terá como instrumento avaliativos;" A observação do desempenho dos professores na execução do projeto;" Os encontros semanais, com espaço para discussões das dificuldades e avanços;"

Nenhum comentário: