sábado, 5 de abril de 2008

Alfabetizar com 4 ou 5 anos?

Crianças de 4 e 5 anos podem participar de atividades educativas voltadas para a alfabetização desde que ninguém as obrigue a alfabetizar-se. Porém, ofereça-lhes todo tipo de estímulo para que entrem em contato e se interessem pela língua escrita.(histórias, músicas, jogos etc)A atitude do professor deve ser semelhante à atitude que todos nós temos diante de uma criança que está aprendendo a falar: ninguém espera que ela fale corretamente desde o início, nem desqualifica a sua fala por não ser igual à do adulto; ninguém nega a ela o direito de tentar, errar e tentar novamente até conseguir.
Da mesma forma, o professor não deve esperar que a criança escreva corretamente e com boa letra desde o início, muito menos desqualificar a sua produção por não estar de acordo com a forma convencional de escrever. O professor deve saber o que a criança pensa sobre o sistema da escrita em cada etapa de seu aprendizado para poder interpretar os seus "erros" e ajudá-la a progredir. Deve propor situações que favoreçam a exploração do sistema da escrita como escrever livremente, copiar, observar, comparar, identificar semelhanças e diferenças, fazer descobertas, pedir, obter e dar informações. Enfim, quando as idéias que a criança tem da língua escrita são respeitadas e aproveitadas pelo professor para promover os avanços da criança, o processo de alfabetização pode ser iniciado até mesmo aos quatro anos de idade.
No caso da alfabetização por cartilha ou por qualquer método que exija que a criança escreva da forma convencional desde o início, é melhor esperar que a criança complete 7 anos. Às vezes, crianças submetidas precocemente a esses métodos podem falhar na aprendizagem da escrita de maneira desastrosa, pois são atropeladas por exigências que não podem corresponder. Suas produções são continuamente desqualificadas e suas tentativas espontâneas de escrever são rejeitadas, pois imagina-se que a criança só aprende escrevendo corretamente e copiando. A inevitável conseqüência é a inibição: as crianças desistem de fazer tentativas de ler e escrever para não correrem o risco de errar e passam a decorar palavras, acreditando ser essa a forma de aprender e, claro, não aprendem.Aos 7 anos, a criança tem mais chances de ter progredido em suas descobertas sobre a língua escrita, o suficiente para não ser atropelada pelo método, sendo o risco de fracasso, portanto, menor.Acompanhe de perto o processo de alfabetização de seu filho e observe se suas hipóteses sobre a escrita estão sendo respeitadas.Isso feito, basta apenas cuidar para que ele seja bem estimulado e assim, a escrit

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