quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Dinâmica para o primeiro dia de aula

Tem uma dinâmica que vc pode fazer com o textos girassois e miosotis... vc le a mensgem em no final entrega para os pais duas flores desenhadas e recortadas uma seria o girassol e outra o misosotis no final o pais escolhem uma flor que se identifica som seu filho e deixa para ele uma mensagem e vc pode fazer um painel com todos as flores para o outro dia quando as cranças chegarem vão encontrar um jardim feito pelos pais...

O girassol é a flor raçuda que agüenta até a mais violenta intempérie. Acaba sobrevivendo. Ele quer luz e espaço e o dia inteiro seu corpo se contorce na direção da mesma. O girassol aprendeu a viver com o sol, por isso é forte.
Já o miosótis é plantinha linda, mais frágil. Agüenta pouco. Exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa.
O girassol se vira, e como vira.
O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassol e filhos miosótis. Os filhos tipo girassol, resistem a qualquer crise e descobrem um jeito de viver bem sem muita ajuda. As mães, chegam a reclamar da independência desses meninos, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem. Por outro lado, há filhos e filhas miosótis. A toda hora precisam de reparos e atenções. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem sem medida, melindram-se por qualquer coisa, são mais egoístas que os demais; ou às vezes são generosos, mas tímidos, caladões, encurralados.
Estão sempre a precisar de cuidados. O papel dos pais é o do jardineiro, que sabe as necessidades de cada flor e incentiva ou poda na hora certa.
De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus filhos girassóis, porque eles também precisam de carinho, e não proteja demais os seus miosótis, senão acabarão dominando a família. As rédeas permanecem com vocês, a tesoura e o regador também.
Não negue, mas não dê tudo o que eles querem; ambos, a falta e o excesso de cuidado, matam a planta.
José Fernandes de Oliveira "Pe. Zezinho"